Toyota pode montar nova fábrica em Miyagi
A montadora Toyota deverá a construir uma nova fábrica de automóveis na província de Miyagi até 2010, disseram nesta sexta-feira fontes ligadas à empresa.
A maior montadora do mundo já está negociando a compra de um terreno em um complexo industrial em Sendai. A resposta será dada até o final do ano.
A nova fábrica será a primeira da Toyota no Japão desde 1992. Segundo analistas, os objetivos da montadora é manter a produção para atender à demanda global e permitir a renovação da produção de linhas antigas.
Quando for inaugurada – aproximadamente em 2010 -, a produção da Central Motor (subsidiária da Toyota em Sagamihara, Kanagawa) será transferida para a nova instalação. Entre os modelos fabricados pela Central Motor é o Corolla Axio e Raum.
A fábrica deverá custar em torno de 50 bilhões de ienes, informaram fontes. Dependendo do ambiente do mercado, a Toyota irá aumentar os investimentos em 100 bilhões e aumentar a capacidade de produção de veículos, inicialmente estimada em 100 mil unidades.
Em 2006, a venda de veículos da Toyota atingiu o recorde de 8,8 milhões de unidades, encerrando a supremacia da montadora americana General Motors – que já durava 75 anos.
Neste ano, a expectativa de vendas é de 9,3 milhões de unidades e, para 2009, a Toyota espera ultrapassar a marca de 10 milhões.
A Toyota, atualmente, tem seis fábricas no Japão e 40 no exterior.