Fukuda ganha apoio na eleição para premiê
O ex-chefe de Gabinete, Yasuo Fukuda, está atraindo amplo apoio do Partido Liberal Democrata (PLD) nas eleições internas para suceder o primeiro-ministro Shinzo Abe, segundo pesquisa da agência de notícias Kyodo.
Assim, Fukuda, 71 anos, larga na frente na disputa que deverá ocorrer no próximo dia 23 para o cargo de premiê do Japão. O atual secretário-chefe do PLD, o ex-ministro das Relações Exteriores Taro Aso, também está concorrendo ao posto. A oficialização das candidaturas ocorreu sexta-feira.
“Estou confiante”, disse Fukuda em um encontro com partidários da PLD. “Sabendo que este é um momento de emergência, nós precisamos colocar a política à frente.”
Segundo uma pesquisa da agência Kyodo, Fukuda ganhou aprovação de 28,1% dos populares para suceder Abe. Já Aso foi escolhido por 18,7% dos entrevistados. O levantamento foi conduzido na quinta e sexta-feira.
Fukuda, que pertence a uma das maiores facções do PLD, também recebeu apoio de nomes fortes do partido, como o ex-ministro das Finanças Sadakazu Tanigaki e o ex-premiê Junichiro Koizumi.
A eleição para a escolha do novo primeiro-ministro será em 23 de setembro e envolverá 528 votos – de 387 membros da Dieta e 141 representantes de províncias. As urnas serão abertas no mesmo dia.