Toyota quer vender mais de 10 milhões em 2009

A Toyota Motor disse sexta-feira que pretende vender cerca de 10,4 milhões de carros e caminhões do grupo em 2009, um considerável aumento nas projeções desse ano, que estão em 9,34 milhões de unidades.

Se conseguir alcançar esse feito, a Toyota será a primeira montadora do mundo a superar a marca de 10 milhões de carros vendidos em um único ano.

“O mais importante motor para o nosso crescimento é o nossa capacidade tecnológica”, disse Katsuaki Watanabe, presidente da Toyota em conferência em Tokyo. “O volume aumentará se a qualidade melhorar.”

O atual recorde de vendas em um ano foi o da americana General Motors, que comercializou 9,55 milhões de carros em 1978.

A Toyota também disse que o deverá focar mais no mercado de economias emergentes, em especial dos países do BRIC – Brasil, Rússica, Índia e China. “É certo que o número de proprietários de veículos aumentará, com o BRIC tendo um papel central.”

Para 2008, o crescimento projetado é de 9,8 milhões de unidades, incluindo veículos das subsidiárias Daihatsu Motor e Hino Motors.