5,4 mil pessoas dormem em ciber café, diz pesquisa
O número de pessoas sem moradia fixa que costumam passar a noite em ciber cafés é de 5,4 mil em todo o Japão, apontou uma pesquisa do Ministério da Saúde divulgado terça-feira.
No primeiro levantamento sobre os chamados “refugiados dos ciber cafés”, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar Social constatou que 27% desses estão na faixa dos 20 anos de idade. Enquanto isso, as pessoas com 50 anos representam 23% e mais da metade são trabalhadores temporários.
A pesquisa foi conduzida entre junho e julho desse ano questionando 1,7 mil pessoas que dormiam em 87 ciber cafés de todo o Japão, além de outras 362 que estavam fora do estabelecimento na hora da entrevista.
O governo descobriu que 8% dormem em ciber cafés porque não tem onde dormir. Baseado nesses dados, o ministério estimou em 5,4 mil o número de pessoas que substituem uma casa por ciber cafés.
Além disso, 66% dos entrevistados tem dificuldade de guardar dinheiro para alugar um apartamento, enquanto 38% tem dúvidas se podem continuar pagando o aluguel.