Oposição escolhe Satsuki Eda para presidência do Senado
O senador do Partido Democrata do Japão Satsuki Eda será o novo presidente da Câmara dos Conselheiros na sessão extraordinária que será aberta terça-feira.
Com a escolha, Eda, 66 anos. tornará o primeiro líder do Senado vindo de um partido de oposição ao governo desde 1956. Além disso, ele será o primeiro presidente do Partido Democrata do Japão, atualmente o partido com mais representantes na Câmara Alta desde as eleições de 29 de julho.
Para a vice-presidência, o conselho do Partido Liberal Democrata escolheu a senadora Akiko Santo, 65 anos. O partido governista é o segundo maior da Câmara dos Conselheiros, após a eleição de 37 senadores no último pleito.
Eda, ex-chefe da Agência de Ciência e Tecnologia, representa a província de Okayama. Ele está no seu terceiro mandato de seis anos pela Câmara Alta após ser eleito quatro vezes para a Câmara dos Representantes.
“Estou com um sentimento de auto-renovação”, disse Eda. “O cargo exercido pela Câmara dos Conselheiros é um dos mais importantes devido à seriedade da situação política.”