Abe sofre derrota histórica nas eleições legislativas
O partido do primeiro-ministro Shinzo Abe sofreu uma derrota histórica nas eleições para a câmara alta no domingo, sofrendo a primeira derrota desde 1998 para o partido de oposição.
Segundo os últimos números da eleição, o Partido Democrata do Japão – o maior partido de oposição do governo Abe – conquistou 60 cadeiras das 121 que estavam em disputa. Já o partido da situação, o Liberal Democrata, conquistou 37 vagas.
O Novo Partido Komeito ficou com a terceira maior fatia da Câmara dos Conselheiros, com 9 vagas, enquanto os candidatos independentes conseguiram 7 cadeiras. Os partidos pequenos ficaram com as oito vagas restantes.
Com a derrota histórica, causada principalmente pelos escândalos envolvendo seu governo, Abe reconheceu que agora as reformas propostas pelo governo terão mais dificuldade em ser aprovadas.
As eleições do domingo concorriam a metade das 242 cadeiras disponíveis na Câmara dos Conselheiros – equivalente ao Senado brasileiro. Com a nova formação, o Partido Liberal Democrata terá 83 cadeiras no total, enquanto que o Partido Democrata do Japão terá 109 legisladores.
Para o Partido Liberal Democrata, a eleição de 37 candidatos foi o segundo pior da história do partido.