Óculos de John Lennon recebe muitas ofertas em leilão online
O leilão via internet de um par de óculos escuros que foram presenteados por John Lennon a um tradutor japonês está causando furor na internet e os organizadores esperam arrecadar mais de 2 milhões de dólares com a venda do produto.
Os óculos, usados pelo Beatle durante uma turnê pelo Japão, está em leilão até 31 de julho no site britânico 991.com.
John Warner, da casa de leilão, disse que houve “um ótimo interesse” no Japão, mas não revelou quantas ofertas foram recebidas ou quem está vendendo o item.
“Esse item é um ícone de um dos gênios do pop”, disse Warner. “O ano de 1966 foi uma verdadeira montanha-russa no qual Lennon criou sua própria identidade, o qual os óculos fizeram parte. Um item como este à venda não são freqüentes então é impossível saber até onde os lances irão.”
Os óculos, de fato, fizeram parte da história dos Beatles. Em 1966, a banda de Liverpool tinha cinco shows marcados no Nippon Budokan Hall, em Tokyo. Porém, japoneses nacionalistas eram contrários à apresentação do grupo no local, originalmente usado como arena de lutas tradicionais, como sumô. O uso do local como espetáculo de música pop ocidental desvirtuava seu verdadeiro propósito, diziam eles.
Sob ameaças de morte e alvo de intensos protestos, eles foram obrigados a se enclausurarem em um hotel juntamente com sua equipe – entre eles o tradutor Junishi Yore. Foi o único show feito pelos quatro fabulosos no país.
Em 1984, os óculos foram vendidos por Yore. A última aparição do item foi em 2002 e está atualmente em exibição no museu dos Beatles, em Liverpool.