Japão terá secretaria contra o aquecimento global
O governo pretende montar uma secretaria para lidar com a prevenção do aquecimento global e com a mudança do clima, divulgou o jornal Yomiuri Shimbun.
Pela idéia do governo, um escritório ligado ao Gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe seria responsável em coordenar os outros ministérios em relação às políticas ambientais.
A nova secretaria deverá ser criada no começo de agosto, tendo como meta a reunião do próximo ano do Grupo dos Oito, que ocorrerá em Toyakocho, em Hokkaido. O principal tema deverá ser políticas para o meio ambiente.
O novo órgão deverá ser ocupado por membros do setor privado e da sociedade civil para dar aconselhamentos e coordenar visões em relação ao aquecimento global. A secretaria será subordinada ao premiê.
O escritório também fará assessoria em assuntos ambientais aos Ministérios das Relações Exteriores, do Meio Ambiente e da Economia, Comércio e Indústria, além da Secretaria do Gabinete.
O encontro de junho do G-8, em Heiligendamm, na Alemanha, determinou que cada nação estudará a proposta apresentada pelo primeiro-ministro Abe para o corte de emissão de gás carbônico em 50% até 2050.