Montadoras retomam operações após terremoto
A retomada da produção nas fábricas da Toyota começarão terça-feira, enquanto que na Mazda Motor as operações foram retomadas na noite de segunda-feira, anunciaram as duas montadoras.
Quatro outras companhias já reiniciaram sua produção – algumas parcialmente – após a suspensão das atividades por causa do terremoto que atingiu Niigata. O desastre afetou principalmente as instalações da fabricante de anéis de segmento Riken Corp., cuja fábrica fica em Kashiwazaki – a cidade mais atingida pelos tremores.
Das quatro montadoras, a Isuzu Motors, Mitsubishi Fuso Truck & Bus e Nissan Diesel Motor retomaram completamente a produção. Somente a Daihatsu ainda está funcionando parcialmente.
Estima-se que cerca de 100 mil unidades tenham sido perdidas com a paralisação, de acordo com as 12 fabricantes de automóveis. Em comparação com o terremoto de Hanshin, em 1995, o volume atual foi de 40 mil carros a mais.
A fábrica de auto-peças da Riken em Kashiwazaki, na província de Niigata, produz principalmente anéis de segmento usados em motores e no câmbio dos automóveis. A companhia controla aproximadamente 50% do mercado japonês de anéis de segmento.
Segundo a agência Kyodo, montadoras enviaram milhares de engenheiros e outros trabalhadores para ajudarem na restauração das operações na fábrica da Riken.