Banco adota caixas eletrônicos com propaganda
Um banco de Gifu colocou em operação um caixa eletrônico que terá o custo de gestão cortado pela metade. O segredo da diminuição da taxa é o uso de pequenos comerciais antes da operação.
O Ogaki Kyoritsu Bank já havia criado caixas eletrônicos com games do tipo caça-níquel para atrair consumidores. Isso porque os bancos japoneses cobram aproximadamente 100 ienes para fazer a retirada de dinheiro, o que torna os caixas bastante impopulares.
Mas com a nova idéia, a expectativa é que os clientes possam usufruir mais dos caixas eletrônicos, já que o imposto bancário é cortado pela metade.
Neste sistema, somente após a veiculação de um comercial de 6 segundos de uma loja de produtos esportivos o cliente pode realizar as transações.
Segundo o banco, esses são os primeiros caixas a oferecerem a metade do preço de custo de gestão.
Por causa da dificuldade em atrair clientes, outros bancos também tem usado a criatividade e estratégia para incentivar os uso dos caixas eletrônicos.
O Bank of Tokyo-Mitsubishi, por exemplo, adota um sistema de tecnologia de segurança biométrica, com a identificação das veias das mãos dos clientes.
Já a rival Resona resolveu colocar as máquinas em locais inusitados, como hipódromos e restaurantes de lámen.