Terremoto provocou vazamento de material radiotativo em usina nuclear
Cerca de 100 tambores contendo níveis baixos de lixo radioativo da usina nuclear Kashiwazaki-Kariwa ficaram danificados – alguns sendo destampados – por causa do forte terremoto que atingiu a região de Niigata na segunda-feira.
O alerta dado terça-feira pela Tokyo Electric, empresa que administra a usina, deixou mais apreensiva a população de Kashiwazaki (Niigata) após a notícia de que água radioativa teria sido despejada ao mar devido a um incêndio nos reatores causado pelos tremores.
A empresa de energia disse que já informou o primeiro-ministro Shinzo Abe e o governador de Niigata Hirohiko Izumida sobre a situação na usina.
“Energia nuclear só pode ser operada com a confiança do público e para isso, as companhias precisam relatar precisamente o que está acontecendo e revelar todas as informações à população”, declarou Abe.
A Tokyo Electric anunciou que o terremoto danificou os tambores que armazenavam os resíduos da usina Kashiwazaki-Kariwa, a maior do mundo. Análises deverão ser feita para medir seus possíveis efeitos no meio-ambiente.
Na segunda-feira, a empresa já havia delcarado que quatros reatores que estavam em operação haviam sido automaticamente desligados.
Mas somente na segunda à noite que a Tokyo Electric anunciou que água radioativa teria sido lançada próximo ao mar do Japão. Porém, o nível de material radioativo despejados está dentro dos padrões permitidos e não apresenta riscos.
Porém, a população local permanece apreensiva. “Fiquei assustado quando vi pela TV aquela fumaça preta saindo da usina nuclear após o terremoto”. disse um morador de Kashiwazaki de 60 anos.
Já um funcionário da Universidade Niigata Sangyo declarou: “Um incêndio em uma usina nuclear é tão aterrorizante quanto a possibilidade de vazamento de radiação e de um tsunami seguido por um terremoto”.