Forte terremoto mata sete pessoas na região de Niigata
Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu uma extensa área da província de Niigata na manhã de segunda-feira, matando sete pessoas e ferindo mais de 700, segundo a Agência de Meteorologia do Japão e a agência de notícias Kyodo.
O incidente, ocorrido às 10h13, causou pela primeira vez um incêndio em uma usina nuclear japonesa. Quatro dos sete reatores da usina Kashiwazaki-Kariwa foram atingidas e tiveram os sistemas desligados automaticamente. Não foi registrado vazamento de radiação.
O terremoto também causou pequenos tsunamis, paralisou o transporte público e destruiu cerca de 515 casas. Diversas regiões ficaram sem energia e sem água, enquanto fortes tremores secundários continuaram atingindo a área.
Quatro mulheres e três homens com idade entre 70 a 80 anos morreram com os abalos sísmicos. Entre eles estão Etsuko Nakamura, 81 anos, Noriko Nakamura, 78, que moravam em Kashiwazaki.
Cerca de 100 abrigos foram montados em toda a província. Em Kashiwazaki, aproximadamente 7 mil pessoas estão desabrigadas.
Os tremores atingiram o nível 6 na escala sísmica japonesa, que vai até 7, em Kashiwazaki e Kariwa, em Niigata, e Iizuna, em Nagano.
O último terremoto de grande intensidade a atingir o Japão ocorreu em março nas províncias de Ishikawa, Toyama e Niigata. Na ocasião, uma pessoa morreu e mais de 300 ficaram feridas.
A maioria dos prédios comerciais e escolas ficaram fechadas na segunda-feira por causa de um feriado nacional.