Estrangeiros querem interagir mais com japoneses, diz pesquisa
Estrangeiros que moram no Japão exibem mais vontade de interagir com a população local do que o contrário, de acordo com uma pesquisa divulgada segunda-feira pelo governo.
O levantamento mostrou que 56% dos estrangeiros que moram em regiões povoadas de imigrantes disseram que querem se comunicar com japoneses.
Por outro lado, 31% dos estrangeiros são relutantes em comunicar com japoneses. Já entre os moradores locais, 77% mostraram falta de vontade para interagir com imigrantes.
O Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte atribui os resultados da pesquisa à falta de oportunidades da população local de se encontrar com residentes estrangeiros.
Por causa disso, o ministério pretende aumentar a cooperação entre moradores, companhias, autoridades administrativas e escolas em comunidades locais, e oferecer suporte em que japoneses e estrangeiros possam se interagir.
Para a pesquisa foram ouvidas 738 famílias de estrangeiros e 1.104 famílias japonesas em 16 distritos de quatro províncias: Gunma, Tochigi, Saitama e Ibaraki.
Por nacionalidade, 49% dos ouvidos pela pesquisa eram brasileiros, 14 eram peruanos e 12% eram chineses. O tempo médio de permanência no Japão era de 8,7 anos.
Dos imigrantes entrevistados, 87% disseram que querem aprender o idioma japonês.