Taxa de desemprego se mantém em 3,8%
Os números do desemprego em maio permaneceu em 3,8%, atingindo pelo segundo mês seguido o menor nível em nove anos, anunciou o governo sexta-feira.
O levantamento mostra que há uma significativa melhora no mercado de trabalho causada pelo reaquecimento da produção industrial.
Em maio, o número de desempregados foi de 2,58 milhões de pessoas – ou 3,8% da população economicamente ativa. A porcentagem é a menor desde março de 1998 e semelhante ao dados de abril, disse o Ministério das Relações Internas e Comunicações.
A taxa de desemprego para os homens caiu 0,1%, para 3,9% em maio. Já para as mulheres, o índice manteve-se em 3,6%.
O ministro da Economia Koji Omi disse em entrevista coletiva que os dados da economia – incluindo a taxa de desemprego – “estão em sincronia com a visão do governo de que a economia da nação está no caminho da recuperação”.
Em um relatório separado, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social disse que a quantidade de ofertas de emprego aumentaram 1,06% em maio. Comparativamente, existem 106 vagas disponíveis para cada 100 candidatos.
Por indústria, o emprego aumentou no setor de manufatura, no varejo e no atacado. Foi registrado queda na indústria de construção, médica e de serviços.