Comida japonesa vai para o espaço
Os astronautas japoneses que estão trabalhando na Estação Espacial Internacional sentirão menos saudades de casa.
A agência espacial do Japão (JAXA) anunciou, em um comunicado nesta quarta, que irá disponibilizar 29 pratos típicos japoneses adaptados para o ambiente de gravidade zero dos tripulantes da Estação.
No menu espacial estarão comidas como macarrão instantâneo, curry com carne, onigiri (bolinho de arroz) e chá verde em pó.
Para atender as medidas de segurança espacial, os pratos terão tempo de vida de – no mínimo – um ano, são ricos em nutrientes e são simples de serem preparados em um ambiente sem gravidade.
Para tal, os produtos são embalados em tubos especiais e foram produzidos especialmente para o ambiente espacial.
O lámen, por exemplo, possui um caldo e um macarrão grosso que são misturados e formam porções do tamanho de uma mordida. O tempero também é reforçado porque a comida costuma ficar com sabor fraco em ambientes de gravidade zero.
Pratos que eram muito líquidos ou granulosos foram rejeitados pela JAXA, pois eles poderiam ficar flutuando e afetariam equipamentos.
A agência contou com o auxílio de 12 empresas alimentícias japonesas, entre elas a Nissin Food, Yamazaki-Nabisco e Onishi Foods.
As companhias poderão vender seus produtos com uma embalagem oficial da JAXA escrito “Comida Japonesa Espacial”, disse a agência. Os pratos deverão ser enviados à Nasa em julho e eles irão para o espaço em fevereiro.