Governo quer revisar lei de controle de armas
Um grupo ligado ao governo terminou de redigir nesta segunda-feira um pacote de medidas para aumentar o controle de armas de fogo no Japão, após recentes casos de assassinatos como o do prefeito de Nagasaki Itcho Ito, em abril.
As medidas incluem endurecer as penas e aumentar a vigilância para o cumprimento da lei de controle de armas. Para colocar o plano em prática, o governo pretende enviar o projeto de lei ao parlamento até o inverno deste ano e criar um orçamento para o ano fiscal de 2008.
“A crescente onda de crimes envolvendo o uso de armas de fogo se tornou uma séria ameaça à vida das pessoas. Para erradicar este tipo de ocorrência, medidas contra a ação de mafiosos deverão ser fortalecidas”, diz o relatório do grupo.
Para que as medidas tenham efeito urgentemente, o relatório pede o reforço do equipamento de detecção de armas contrabandeadas, como máquinas de raio-x e câmeras de monitoramento em cais, além de visores infra-vermelhos para barcos-patrulhas e aviões.
O relatório também pede a criação de um sistema de recompensas para reunir informações. Além disso, há um plano para que civis possam processar judicialmente gangues mafiosas.