Remédio de Alzheimer age contra glaucoma
Um remédio usado originalmente para o tratamento de Mal de Alzheimer pode ser usado para o tratamento de glaucoma, anunciaram pesquisadores da Universidade Médica e Dentária de Tokyo.
A descoberta, publicada sexta-feira na edição online da revista americana “The Journal of Clinical Investigation”, pode ajudar na prevenção da perda de visão causada pelo glaucoma.
Na pesquisa, liderada pelo professor Koichi Tanaka, um grupo de ratos com a doença ocular receberam doses diárias de Memantin, uma droga para Alzheimer aprovada nos Estados Unidos e na Europa. Um outro grupo não recebeu qualquer tratamento.
Os resultados mostraram que os roedores que não receberam o medicamento perderam 20% de células do nervo óptico. Enquanto isso, os que tomaram a droga perderam somente 3%.
Existem dois tipos de glaucoma: um é causado pelo aumento da pressão intraocular e o outro ocorre mesmo quando a pressão é normal. Este segundo tipo é o mais comum, correspondendo a 70% dos casos de glaucoma no Japão.
Estima-se que 4 milhões de japoneses sofram com a doença, que reduz a visão gradualmente devido ao enfraquecimento do nervo óptico.