Universitários japoneses tem auto-estima alta
Os universitários japoneses têm tanta auto-estima quanto os estudantes norte-americanos ou chineses, apontou uma recente pesquisa publicada em uma revista especializada.
Os estudiosos de instituições como a Universidade de Tokyo e a Universidade de Harvard descobriram que é falsa a idéia de que estudantes japoneses têm mais baixa-estima que os americanos.
Para a pesquisa, eles utilizaram o Teste de Associação Implícita (TAI), no qual o paciente tem que fazer associações rápidas de palavras que aparecem em um tela, dispondo de dois botões: um para respostas positivas e outro para respostas negativas.
Dessa forma, eles determinaram o nível de auto-estima dos estudantes medindo o tempo de resposta com a conexão de palavras positivos aos próprios alunos.
Um teste psicológico convencional também foi usado, com perguntas como “em que nível você se considera superior aos outros?”
Como muitos japoneses costumam recusar a se submeter a esse tipo de teste, tinha-se a idéia de que os japoneses tinham menos auto-estima do que os chineses e americanos, que tendem a ser mais confiantes.
Um total de 505 estudantes do Japão, Estados Unidos e China participaram da experiência, segundo a pesquisa publicada em junho na revista Psychological Science.
Susumu Yamaguchi, professor de psicologia social da Universidade de Tokyo, que liderou as pesquisas, disse que está agora examinando por que a modéstia é uma características do povo japonês.
“Há uma tendência no Japão de que pessoas que mostram-se muito auto-confiantes não são admiradas”, disse Yamaguchi. “Isto parece relacionar com o fato de que a virtude da modéstia é muito apreciada no país.”