Mafioso é preso por usar cinco celulares em avião
A polícia prendeu no domingo um membro de uma gangue criminosa por usar cinco telefones celulares dentro de um avião e se recusar a desligá-los, em março deste ano.
A prisão é a primeira no Japão por uso de aparelho celular em vôos desde a revisão da lei de aviação, em janeiro de 2004. A nova legislação proíbe o uso dos celulares e restringe o fumo dentro dos aviões.
Naoyuki Shimoda, 34 anos, identificado como membro de um grupo mafioso, é suspeito de ter usado seu telefone durante um vôo no dia 10 de março pela All Nippon Airways (ANA). Segundo a polícia, Shimoda, morador de Hiratsuka (Kanagawa), carregava cinco celulares no avião que partiria do aeroporto de Haneda (Tokyo). Inicialmente, ele desligou-os quando solicitado pelos comissários de bordo, mas ligou-os novamente mais tarde.
De acordo com os policiais, Shimoda foi preso por fazer ameaças e dizer “cale a boca” para uma das comissárias que pediram para que voltasse a desligar o aparelho.
Com a confusão, o avião não decolou e foi obrigado a voltar ao hangar até que o mafioso se retirasse. Após 30 minutos, o avião partiu para Miyazaki.
A prisão ocorreu após uma investigação sobre o caso efetuada pela polícia. Shimoda deverá ainda pagar uma multa de 500 mil ienes.
Ainda não se sabe por que ele estava carregando os cinco aparelhos.