Brasil instala comissão do centenário da imigração japonesa
Em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil, que ocorrerá em junho de 2008, o Itamaraty instalou nesta quinta-feira uma comissão nacional para tratar do assunto.
A cerimônia de instalação da Comissão Nacional Organizadora das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Nela estiveram presentes o vice-presidente da República José Alencar Gomes da Silva, o ministro interino das Relações Exteriores Samuel Pinheiro, o embaixador do Japão Ken Shimanouchi, e a cineasta Tizuka Yamazaki.
O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, também esteve presente, além de ministros de Estado, deputados e senadores.
Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o trabalho da comissão será o de “organizar, elaborar, coordenar e aprovar a programação nacional das atividades em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil”.
Dessa forma, foram formados sete grupos de trabalho, sendo alguns deles voltados para a comunidade brasileira no Japão e oportunidades de comércio.
A iniciativa brasileira foi bastante apreciada pelo embaixador do Japão Ken Shimanouchi. Ele lembrou que, em fevereiro deste ano, o governo japonês montou uma comissão para organizar o centenário da imigração japonesa para o Brasil.
A idéia de resgatar e manter viva a memória dos imigrantes foi enfatizada pela cineasta Tizuka Yamazaki. “Esse espírito de luta – que os imigrantes trouxeram, não apenas os japoneses, mas todas as outras etnias que o Brasil recebeu de coração aberto – é uma fonte que a gente não deve esquecer. Não podemos perder essa memória porque essa gente ajudou a construir o Brasil”.
Já para o presidente da Sebrae, Paulo Okamotto, essa pode ser a oportunidade certa para o Brasil crescer. “2008 será um ano de retomada do intercâmbio com um país desenvolvido, com muita tecnologia e um grande mercado. O Brasil precisa se credenciar para ser a grande plataforma dos produtos japoneses para a América Latina e também para as Américas”, diz.
O Sebrae já vem fazendo essa integração com o projeto Dekassegui Empreendedor. Com o projeto, a instituição auxilia a comunidade brasileira no Japão a planejar a estada e abrir seu próprio negócio quando retornar ao país.
O site da comissão é www.japaocentenario.mre.gov.br.