Japoneses desenvolvem arroz com vacina
Um time de pesquisadores japoneses desenvolveram um tipo de arroz que pode carregar uma vacina para a cólera, segundo um estudo publicado terça-feira.
O estudo foi liderado pelo professor Hiroshi Kiyono, da divisão de imunologia da Universidade de Tokyo. Os testes preliminares foram conduzidos com sucesso em ratos.
A maior vantagem do processo, disse Kiyono, é que a vacina consegue ter uma reação por todo o corpo, inclusive nas mucosas – o que não ocorre nas vacina de cólera tradicional.
Além disso, o armazenamento da vacina seria mais resistente, principalmente em locais com dificuldades de estocagem.
Apesar de ainda não ter sua eficácia comprovada em humanos, os pesquisadores dizem que o método tem potencial para ser usada em outras doenças, como HIV, influenza e SARS.
Kiyono diz porém que o uso do arroz modificado como vacina não significa necessariamente que ele será comestível. “Nós não queremos criar a idéia de que comer arroz modificados geneticamente pode ser usado como vacina”, disse o professor.
Pela idéia do professor, a vacina pode ser usada em cápsula ou pílula que contém pó-de-arroz e deve ser tratado como um remédio.