Cresce número de apartamentos que permitem animais
Dos apartamentos novos vendidos na região de Tokyo em 2006, cerca de 70% permitem a presença de animais domésticos, mostrou uma pesquisa recente.
É a primeira vez que esse índice é atingido, segundo o jornal Yomiuri Shimbun. Isso mostra que existe uma tendência das imobiliárias no Japão de permitir a entrada de animais de estimação nos prédio residenciais.
Na constatação feita pelo Instituto de Economia de Bens Imobiliários, 55.511 apartamentos novos que não restringem a presença de animais foram vendidos em 2006 – totalizando 74,5% das vendas. O número representou um aumento de 10,1% em comparação com o ano anterior.
Para efeito de comparação, em 1998, somente 709 apartamentos similares haviam sido vendidos – representando 1% do total. Na época, muitos prédios barravam a presença de animais sob a alegação de que eles causariam desconforto aos vizinhos.
Por região, a venda de apartamentos novos que permitem animais em Tokyo e seus 23 distritos representaram 73% do total. Já em Saitama, o índice foi de 75,4% e em Chiba, 74,7%.
O levantamento registrou também um aumento no número de condomínios com instalações especiais para animais, como lava-pés, salões de tratamento e pistas de corrida para cachorros.