Policial fere-se para não trabalhar
Um policial japonês que alegava estar trabalhando demais nos últimos dois meses, esfaqueou-se no estômago para ganhar alguns dias de folga, disse a polícia de Ishikawa nesta segunda-feira.
O policial de 44 anos teria dito à corporação que havia sido atacado com uma faca em sua casa no dia 23 de maio. Porém, os investigadores começaram a desconfiar da história após descobrirem que a vítima só reportou o caso uma hora depois do ataque. Além disso, eles não encontraram qualquer evidência do crime, segundo um porta-voz do departamento local.
O policial, que não corre risco de morte, deverá ser indiciado por falsa denúncia. Ele tomou conhecimento de que a farsa havia sido descoberta no dia 31 de maio, após deixar o hospital onde estava internado.
Segundo o porta-voz da corporação, o policial estava trabalhando constantemente – inclusive nos fins de semana – desde 25 de março, quando um terremoto na região matou uma pessoa e deixou 14,8 mil desabrigados.
“Eles estava muito ocupado, sentindo que não podia dar conta do trabalho, e ele sentia que o serviço estava lhe desgastando muito”, disse o porta-voz.
Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio de trabalhadores causadas por longas jornadas de trabalho, chamadas de “karoshi”, tem sofrido forte aumento desde que foi reconhecido como fenômeno em 1987. No ano passado, a taxa de suicídios de trabalhadores atingiu o recorde de 65 mortes.