Abe nomeia Akagi como novo ministro da Agricultura
O primeiro-ministro Shinzo Abe nomeou nesta sexta-feira Norihiko Akagi, um ex-funcionário do Ministério da Agricultura, como o sucessor da pasta pertencente a Toshikatsu Matsuoka, que se suicidou na segunda-feira.
A cerimônia de nomeação do novo ministro da Agricultura, Fazenda e Pesca foi realizada no Palácio Imperial, segundo o anúncio oficial feito pelo secretário-chefe do Gabinete Yasuhisa Shiozaki.
Akagi, 48 anos, foi chamado pelo próprio premiê a comparecer em sua residência oficial, onde tomou conhecimento da indicação. “Farei o melhor para fortalecer a indústria agrícola do Japão e promover reformas na administração que está em um estágio crucial neste momento”, disse Akagi.
Shiozaki elogiou Akagi por sua especialidade na área, dada a sua experiência trabalhando no Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca, e por seu longo envolvimento nos assuntos de política agrícola do Partido Liberal Democrata.
“Como estamos no meio das negociações na Organização Mundial do Comércio e vários outros acordos de livre comércio, (Abe) decidiu indicar o sr. Akagi para liderar essas negociações que terão um impacto significante nos interesses nacionais”, disse Shiozaki.
Formado pela Universidade de Direito de Tokyo, Akagi trabalhou como vice-ministro da Agência de Defesa durante o primeiro mandato do primeiro-ministro Junichiro Koizumi.
O novo ministro da Agricultura é neto de Munenori Akagi, que foi ministro da Agricultura e Floresta por seis vezes desde 1957. Munenori chegou a trabalhar com o primeiro-ministro Nobusuke Kishi, avô de Shinzo Abe.