Taxa de desemprego no Japão é a menor em nove anos
Japão teve índice de desemprego de 3,8% no mês de abril, registrando a menor taxa em nove anos, anunciou o governo na terça-feira. O valor do relatório preliminar do Ministério do Interior e das Comunicações foi abaixo do que o esperado pelo mercado – em torno de 4% a 4,2%.
Desde março de 1998 a taxa de desemprego não era tão baixa, quando também alcançou 3,8 pontos percentuais. O número também é o menor entre o G-7 (as sete nações mais industrializadas do mundo), cujos índices oscilam entre 4% a 8% de desemprego.
O governo atribui os números positivos à melhora do mercado de trabalho para os jovens. “Por trás das melhoras nos índices de emprego há uma queda no desemprego entre homens e mulheres de 15 a 24”, disse um funcionário do ministério.
Para Takuji Aida, economista chefe do banco de investimentos Barclays Capital Japan Ltd., a tendência é que as companhias japonesas aumentem os salários dos funcionários. “Com a forte expectativa de falta de mão-de-obra, as empresas esperam manter trabalhadores aumentando as remunerações”, disse Aida.
Porém, Tsuyoshi Takagi, presidente da Confederação do Comércio do Japão, também conhecida como Rengo, não concorda com a visão do economista, dizendo que não há “basicamente a intenção imediata de aumentar a realocação” de dinheiro aos trabalhadores.