Menino de nove anos descobre fóssil de dente de tubarão
Um garoto de nove anos batia em aproximadamente 50 pedras quando descobriu um valioso tesouro: pode ser o fóssil dentário mais antigo de um tubarão que vagou pelos mares há mais de 130 milhões de anos. Yoshihisa Yamamoto, do primário de Katsuragi, província de Wakayama, fez a descoberta durante um evento de caça a fósseis.
“Estava tentando encontrar um fóssil de tubarão porque é difícil encontrar um de dinossauro”, disse Yoshihisa ao jornal Asahi Shimbun. “Mas, quando disseram que o fóssil pertencia a um antigo tubarão, eu fiquei surpreso”, conta. O estudante e sua mãe participavam de um evento organizado pelo Museu de História Natural de Wakayama, em março, na cidade de Hirowaga.
Yoshihisa martelava pedras do Período Pré-Cretáceo (aproximadamente de 135 milhões a 132 milhões de anos atrás) e encontrou um fóssil longo de 1,2 centímetros de comprimento dentro de uma das rochas.
Especialistas dizem que a peça encontrada pelo garoto tem enorme valor histórico. “A amostra é uma valiosa descoberta pois esclarecerá melhor a evolução, origem e disposição dos tubarões”, disse um paleontólogo do museu.
O fóssil deverá ser exposto no dia 1º de junho no museu, que fica na cidade de Kainan.