Ex-mafioso armado se entrega em Aichi após 30 horas
O homem que disparou contra quatro pessoas – matando um policial – dentro de sua residência em Nagakute, na província de Aichi, se entregou aos policiais na noite de sexta-feira após a refém conseguir escapar.
Hisato Obayashi, de 50 anos, foi detido pela polícia às 20h48 – depois de quase 30 horas de impasse que começou na manhã de quinta-feira.
A mulher foi identificada como Michiko Mori, 50 anos, ex-mulher do Obayashi, que ficou o tempo todo nas mãos do atirador. Ela tinha um inchaço no olho e mostrava cansaço físico mas passa bem. Mori disse ter escapado, por volta das 15 horas, pela janela do banheiro enquanto Obayashi falava pelo telefone.
A polícia diz que Obayashi foi membro do grupo mafioso Yamagushi-gumi, mas deixou a gangue em 1993.
Durante o tiroteio, Obayashi atingiu quatro pessoas, matando uma. Seus filhos Risa, 24 anos, e Kento, 25, e o policial Akifumi Kimoto, 54 anos, foram baleados mas não correm risco de morte. Outro policial, Kazuho Hayashi, 23 anos, tomou um tiro no peito e morreu no hospital.
Segundo os policiais, o incidente teve início quando Obayashi, que costuma tomar tranquilizantes regularmente, começou a discutir com Mori sobre uma possível reconciliação. Ela tinha sido convidada para ir até a casa pelos filhos Kento e Risa.
Pessoas próximas da família dizem que Obayashi costuamava bater em Mori. Eles se divorciaram em maio do ano passado.