Japão registra suicídios por excesso de trabalho
Cerca de 66 pessoas cometeram suicídio ou tentaram se matar devido a problemas psicológicos causados pelo excesso de trabalho durante o ano fiscal de 2006, anunciou o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar Social.
O ministério também disse que 355 trabalhadores tiveram seguros de invalidez após sofrerem de hemorragia cerebral, infartes e outras doenças relacionadas ao excesso de trabalho. Destes, 147 acabaram morrendo.
Os dados mostraram que dos 355 segurados, cerca de um quarto trabalhavam com transporte e telecomunicações.
“As pessoas estão trabalhando sob condições pesadas com a expectativa de produzirem resultados mas eles não estão recebendo suporte suficiente no ambiente de trabalho”, disse um funcionário do ministério.
Acredita-se que essas circunstâncias estressantes estão levando trabalhadores a se suicidarem. De acordo com o ministério, 819 pessoas fizeram pedidos por seguro de invalidez no ano fiscal de 2006 por apresentarem problemas mentais – um aumento de 25% em comparação com o ano anterior. Destes, 205 conseguiram o benefício.
Por idade, os distúrbios mentais atingem mais trabalhadores na faixa dos 30 anos, com 40% dos casos. Em seguida estão os na faixa de 20 anos, com 19%.