Japão e Suíça iniciam conversas sobre acordo bilateral

Japão e Suíça iniciaram nesta segunda-feira as primeiras rodadas da negociação para criar um acordo de comércio bilateral, que se tornaria um dos primeiros do Japão com um país europeu.

As conversas estão programadas para cinco dias em Tokyo, lideradas pelo embaixador para assuntos econômicos e comerciais do Japão Jun Yokota e pelo chefe da delegação suíça Luzius Wasescha. Eles negociarão maneiras de facilitar o comércio de bens e serviços, aumentar os investimentos mútuos e melhorar a proteção dos direitos de propriedade intelectual.

Para Wasescha, o acordo bilateral irá não somente “ser uma ferramenta importante para aumentar a competitividade das duas economias, mas levar as relações econômicas entre a Europa e a Ásia em um outro nível”.

Se o acordo for concluído, será aberto o caminho para fabricantes japonesas de veículos e de aparelhos eletrônicos impulsionem suas exportações no exterior, o que pode significar novos investimentos em produção. Por outro lado, as importações de relógios suíços e produtos farmacêuticos também deverão aumentar.

Em janeiro, os dois países concordaram em iniciar as negociações do acordo de livre comércio. O Japão já tem acordos bilaterais com Cingapura, México, Malásia, Filipinas, Tailândia e Chile e acordos básicos com Indonésia e Brunei. Atualmente, o país está em negociações com a Austrália.