Imperatriz japonesa sonha se tornar invisível
Usar uma capa de invisibilidade. Segundo a imperatriz Michiko do Japão, este seria um sonho que ela gostaria de realizar para poder visitar exposições ou livrarias sem ser incomodada.
“Contos de fadas japoneses costumam mencionar um tipo de capa que faz desaparecer quem usá-lo”, disse a imperatriz de 72 anos durante uma entrevista coletiva.
Usando um vestido marrom e pérolas, Michiko estava acompanhada do imperador Akihito, 73 anos, após uma viagem à Grã-Bretanha, Suécia e os Países Bálticos. Ela acaba de sair de uma doença causada por estresse, que causava sangramentos intestinais.
“Eu peço minhas profundas desculpas por não ter respondido aos desejos e expectativas dos outros e esse sentimento não é diferente de hoje”, disse ela. “Eu também considero difícil confiar somente nas minhas habilidades para tomar decisões.”
Perguntada sobre qual seu maior desejo, a imperatriz respondeu brincando que gostaria de tornar-se invisível. “Os empregados do palácio e a polícia ficariam um pouco preocupados, mas eu acho que eles provavelmente me diriam para tomar cuidado”, disse ela, acrescentando que gostaria de ir em exibições sem incomodar os outros com esquemas de controle de tráfego.
“Depois eu gostaria de visitar as lojas de livros usados Kanda e Jimbocho onde eu costumava ir quando era estudante e gastava horas lendo”.
Michiko também brincou com o conhecimento do marido em biologia. “Quando estava noiva de sua Majestade, ele costumava me falar sobre sua especialidade de pesquisa”, disse. “Ele sempre usava termos científicos corretos, o que me surpreendia. Fiquei até um pouco preocupada em fazer parte dessa incrível família.”