Japão quer melhorar treinamento para estrangeiros
O governo japonês planeja melhorar o programa interno de treinamento técnico voltado para jovens estrangeiros após revelações de que empresas estariam explorando a mão-de-obra imigrante, informaram funcionários na sexta-feira.
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar Social já fez um esboço das mudanças que devem ser feitas, através de consultas feitas com outros representantes do governo. A expectativa é que as regras sejam aprovadas em 2009.
O programa foi criado no começo dos anos 90, voltado principalmente para jovens vindo da China e do Sudeste da Ásia. Os trainees eram submetidos a treinamento de habilidades no primeiro ano e treinamento prático nos dois anos seguintes.
Pelos planos do ministério, o primeiro ano de treinamento deverá ser abolido, segundo oficiais. Em vez disso, trainees devem passar por três anos de treinamento prático sob a proteção da legislação trabalhista. O ministério também planeja aumentar a fiscalização da contratação de estrangeiros pela indústria.
Algumas companhias japonesas admitiram que usam o programa meramente para cortar custos e não garantir condições mínimos de trabalho. Em alguns casos, os trabalhadores são obrigados a cumprir longas horas de serviço no primeiro ano, quando ainda não estão protegidos pelas leis trabalhistas.