Polícia de Osaka é a pior do Japão
A polícia da província de Osaka é a mais incompetente do país, segundo a revista Flash. Para fazer a análise, foram usados quatro fatores como cálculo: prisões efetuadas, custo da polícia per capita, média salarial e número de escândalos conhecidos.
Segundo o ranking, os policiais de Osaka tiveram uma taxa de 16,9% de detenções em relação aos custos totais feitos pela província. Além disso, 14 policiais da província se envolveram em escândalos públicos nos últimos 15 meses.
“A indústria privada define os salários segundo os bons resultados e habilidades, mas a força policial é uma organização hierárquica e cada província define o pagamento da maneira que achar apropriado”, disse o consultor Kenichi Horikoshi à revista japonesa.
Os dados também mostram que quanto mais urbanizada é uma província, pior é sua polícia. Além disso, constatou-se que bons salários não significam necessariamente altos índices de aprisionamento.
“Se se adicionar os bônus dos policiais, ter-se-á um rendimento anual de 7,5 milhões de ienes. O salário médio de alguém da indústria privada é de somente 4,37 milhões de ienes, de acordo com a Agência Nacional de Taxação”, disse Horikoshi.
Umas das razões porque os salários da polícia sejam tão altos é o elemento de risco envolvido no trabalho. Porém, segundo a revista, existem muitos policiais que estão indo para o lado oposto da lei, envolvendo-se em casos de roubo, prostituição e destruição de evidência.