25% dos estudantes sofrem de depressão
Uma pesquisa do Ministério da Saúde descobriu que um entre quatro estudantes do colegial júnior de Shizuoka sofrem de depressão, informou o jornal Mainichi Shimbun.
Cerca de 566 alunos de escolas públicas foram consultados na pesquisa feita em agosto do ano passado por um comitê ligado ao ministério. Os estudantes responderam a 18 questões relacionadas a depressão e poderiam marcar três alternativas: “sim”, “não” e “às vezes”.
Entre as perguntas estavam “a vida não faz nenhum sentido para você?” e “você se sente isolado?”. Cerca de 24,6% – ou 137 estudantes – responderam “sim” para a maioria das questões. Por sexos, o índice apontou maior incidência de depressão em meninas (78 mulheres para 59 homens).
“Parece que as crianças sofrem de depressão não apenas do ijime mas também por outras razões”, diz o professor Takashi Hosaka da Universidade de Tokai. “Para prevenir as crianças de cometer suicídio, professores deveriam conversar com elas, descobrir aquelas que sofrem de depressão e tomar as medidas apropriadas.”