Japão torna-se maior produtor de veículos do mundo
O Japão tornou-se o maior produtor de veículos do mundo em 2006, ultrapassando os Estados Unidos pela primeira vez desde 1993, informou recente pesquisa da Organização Internacional de Fabricantes Automotivos.
Segundo os dados, o país produziu um total de 11,48 milhões de veículos em 2006, registrando um aumento de 6,3% em comparação ao ano anterior. No mesmo período, os Estados Unidos fabricaram 11,26 milhões de unidades, seguindo uma tendência de quatro anos de queda. Desde 1994 a liderança pertencia aos norte-americanos.
Em terceiro lugar ficou a China, com a produção de 7,18 milhões de veículos – aumento de 25,9%. Dessa forma, o país asiático ultrapassou a Alemanha, que caiu para a quarta posição.
Os recentes números da produção mundial de veículos representam uma nova virada para a indústria automobilística do Japão. Há duas semanas, a Toyota tornou-se a maior montadora do mundo, ultrapassando as vendagens da norte-americana General Motors.
Especialistas dizem que os bons números no mercado de carros do arquipélago refletem o aumento nas exportações do produto, que tiveram o quinto crescimento seguido em 2006. Enquanto isso, o consumo doméstico caiu pelo segundo ano.
Entre 1980 e 1993, o Japão ostentou o posto de maior produtor de veículos do mundo.