Empresa desenvolve calcinha que bloqueia infravermelho
Um grande estorvo para mulheres atletas pode ter seus dias contados graças à invenção de uma fabricante de equipamentos esportivos japonesa. A Cramer Japan anunciou o desenvolvimento de uma roupa íntima que bloqueia os raios infra-vermelhos, informou o Mainichi Shimbun.
A invenção pretende prevenir pessoas de tirar fotos usando um equipamento especial de infra-vermelho que bloqueia a luz visível. Em alguns casos, a pele debaixo da roupa pode ser capturada pelo filme.
“Isto provavelmente libertará as mulheres do medo de não saber quando ou quem tirará fotos, e permitirá que se concentrem somente no evento, garantindo melhores resultados”, disse Takashi Hokazono, presidente da Cramer Japan.
Algumas fabricantes de roupas de banho já tinham desenvolvido produtos que bloqueiam os raios infravermelhos. Mas a falta de um produto que protegesse mulheres de outros esportes foi explicitada pela União dos Atletas Inter-Universitários do Japão.
Recentes casos ocorridos durante competições amadoras e escolares já foram descobertos pela polícia. A Cramer levou dois anos para produzir o material especial.
“Introduzindo condições que dificultam as fotografias, o número de fotógrafos maliciosos diminuirá”, diz Hokazono. O acessório custará 2 mil ienes a peça.
Segundo especialistas em fotografia com infravermelho, é praticamente possível ver a pele de uma pessoa por debaixo da roupa usando esse tipo de técnica. A exceção são as peças muito finas e coladas ao corpo – como o material esportivo usado pelas atletas. Mesmo assim é difícil a imagem de uma roupa invisível sair com perfeição na foto.