Jardim do Palácio Imperial aberto ao público
Um evento para observar o período de crescimento das plantas após o inverno foi promovido nesta sexta-feira pela Agência da Casa Imperial. Na ocasião, a área do Fukiage, próximo ao Palácio Imperial foi aberto ao público pela primeira vez.
De acordo com a Agência, 100 convidados selecionados por um sorteio que contou com 30.000 inscrições fizeram caminhada de um quilômetro pelos 25 hectares do local. No sábado, um grupo de 100 crianças visitará a área para apreciar as belezas naturais intocadas do Fukiage. “Fiquei emocionado com a diversidade de plantas que crescem bem no centro de Tokyo”, conta um cidadão de Tachikawa (Tokyo) de 75 anos após a visita.
A idéia foi proposta pelo imperador Akihito que disse querer compartilhar com seus súditos a experiência de apreciar a beleza de Fukiage quando as plantas começam a esverdear.
Na área Fukiage estão situadas a residência imperial, onde o imperador Akihito e a imperatriz Michivo vivem, e o Palácio de Omiya, que fora a casa do último imperador Hirohito e da imperatriz Nagako, mais conhecidos, após sua morte, como Imperador Showa e Imperatriz Kojun.
A área tem sido preservada, intocada, por cerca de 70 anos por desejo do imperador Showa, que era um biólogo marinho, e queria conservar a fauna local. Fukiage é tão secreto e privado que sua entrada é restrita até a alguns agentes oficiais do império.
O Fukiage é habitado por mais ou menos 3000 espécies de insetos, que representa 10% dos encontrados no Japão. Uma das espécies mais encontradas é a libélula, conhecida no arquipélago como “aoyanma”.