Alunos da ABT recebem treinamento especial
À medida que a data do centenário da imigração japonesa se aproxima, maior a mobilização de entidades, representantes, empresas e associações nikkeis. A notícia também está a todo vapor circulando pelos corredores de diversas entidades no Japão. Recentemente foi firmado um acordo (intercâmbio) em forma de treinamento envolvendo jovens alunos da Associação Brasileira de Taikô (ABT) para receber treinamento de professores tarimbados no assunto, vindos diretamente de terras japonesas.
Os músicos Kunio Furuya, Akemi Matsueda, Issaku Kageyama e o professor Minowa, da JICA – Japan International Cooperation Agency – representam a Nipon Taiko Internacional. Os professores estão auxiliando alunos de diversas cidades nos treinamentos, para que todos apresentem em conjunto a música “Kizuna”, que será destaque das comemorações no Complexo Anhembi em junho de 2008, com a participação de 1000 tocadores de taikô.
Os ensaios já estão acontecendo em São Paulo. Em fevereiro, houve a primeira apresentação dos alunos, no ginásio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo), em São Paulo. A atividade foi coordenada pela Associação Brasileira de Taikô, e foi resultado de duas semanas de treinos. Em março, a cidade de São José do Rio Preto recebeu o seminário de taikô dos professores japoneses. A expectativa das associações envolvidas é que até 2008 sejam realizados treinamentos semelhantes em todas as cidades com grupos filiados à ABT.