Golpe do poodle-ovelha causa polêmica
O mais recente golpe no Japão é comprar gato por lebre, ou melhor, ovelha por poodle. De acordo com uma matéria publicada quinta-feira no jornal britânico The Sun, uma companhia japonesa está importando carneiros da Inglaterra e da Austrália para vender pela internet como se fossem cachorros raros.
O “escândalo bizarro” teria vindo à tona após a atriz japonesa Maiko Kawakami revelar em um talk show que seu novo poodle se recusava a latir e a comer ração. Ela mostrou uma foto de seu animal no programa e ficou chocada quando descobriu que, na verdade, seu animal era um carneiro.
Ainda segundo a matéria, milhares de mulheres ligaram para a polícia para dizer que também foram enganadas por uma empresa sediada em Sapporo (Hokkaido). Segundo as autoridades, os golpistas tomaram vantagem do fato de os carneiros serem raros no Japão e de muitos não conhecerem sua aparência.
Para a rede 7News, da Austrália, o caso não passou de um erro de tradução do tablóide inglês. Uma apuração com repórteres japoneses mostrou que Kawakami realmente contou essa história, mas que ela ouviu do amigo de seu amigo.
Um policial de Sapporo, identificado como Yoshida, disse à CNN que nem ele nem seus colegas jamais ouviram dessa história. “Mas ele agradeceu por termos dado um motivo para rir”, contou à reportagem.
“Isto parece ser uma lenda urbana que aparece ocasionalmente e a mídia inglesa foi pega de surpresa”, disse um blogueiro japonês à rede australiana.