Shizuoka tem 86% de chances de ser atingida por terremoto
As chances de um poderoso terremoto atingir certas regiões do Japão estão aumentando, com maior probabiliddade em Shizuoka, apontou a pesquisa do Centro de Pesquisas de Terremotos (Jishin Choosa Kenkyuu Suishin Honbu).
Segundo o o instituto governamental, a cidade tem 86,5% de chances de ser atingida por um terremoto de intensidade 6 ou mais – na escala japonesa que vai até 7 – nos próximos 30 anos. Em seguida, está Kofu (Yamanashi), com 82%.
O instituto, porém, alerta que deve-se tomar todas as precauções no caso de abalos sísmicos. Os tremores na Península de Noto no dia 25 de março, cuja intensidade foi superior a 6, ocorreu em uma área considerada de baixa incidência.
Dentre outras cidades que apresentam forte tendência a ter terremoto está Tsu (Mie) com 61,3% e Kochi (Shikoku) 52,3%. Em Nagoya (Aichi), a maior cidade da região de Tokai, a probabilidade é de 37,1%, enquanto Yokohama (Kanagawa) alcançou 32,7%.
De acordo com funcionários do instituto, a ausência de fortes terremotos no ano passado em Aichi, Mie, Wakayama, Tokushima e Kochi, fizeram aumentar as chances de tremores nessas províncias.
Já em Okinawa e na ilha de Kyushu, as probabilidades cresceram porque os pesquisadores descobriram que as ondas sísmicas nessas áreas podem se espalhar de forma conjunta pela placa tectônica.