Surto de sarampo atinge Tokyo
A região sul de Kanto, que inclui as províncias de Tokyo e Saitama, foram atingidas com um surto de sarampo, que poderá evoluir para uma epidemia até o verão, informou o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas na terça-feira.
Na semana do dia 1º de abril, 26 pessoas apresentaram sintomas da doença – o maior número em uma única semana nos últimos sete meses, segundo uma pesquisa do instituto. Destes, 11 eram da província de Saitama e 9 de Tokyo.
O número de pacientes com 15 anos ou mais também tem aumentado, com pelo menos 11 novos casos semanais. A maioria vem de Tokyo.
O surto obrigou uma escola pública de ensino colegial em Nerima (Tokyo) a adiar a cerimônia de início de ano letivo para o fim do mês. Cerca de 123 alunos de escolas públicas de Tokyo faltaram nas aulas entre janeiro e março por causa da doença.
Yoshinori Yasui, pesquisador do instituto, alertou às pessoas que apresentam sintomas como bolhas na pele ou febre a não saírem de casa se o sarampo começar a aparecer em escolas ou comunidades.
O sarampo é contagioso e se espalha através da tosse e do espirro. Após uma incubação de cerca de dez dias, o vírus causa febre alta, semelhante aos sintomas de um resfriado, e provoca o surgimento de bolhas vermelhas na pele.
Somente os sintomas podem ser tratados e é importante que crianças sejam vacinadas duas vezes contra a doença – na idade de um ano e antes de entrar na escola primária.