Terremoto de intensidade 5,4 atinge Mie
Um forte terremoto de intensidade 5,4 na escala Richter atingiu a região central e oeste do Japão no domingo, ferindo, 11 pessoas, e destruindo dezenas de residências.
Segundo a Agência de Meteorologia do Japão, os tremores começaram às 12h19 a aproximadamente 16 quilômetros de profundidade da província de Mie. Foi o primeiro abalo sísmico acima da magnitude 5 a atingir Mie desde 1923.
Cerca de 4,3 mil residências ficaram sem eletricidade, segundo a companhia local. De acordo com a prefeitura de Kameyama (Mie), cerca de 17 casas e outras construções ficaram danificadas com os tremores. Entre eles está o muro feito de pedra com mais de seis metros de um castelo.
Dentre as vítimas do incidente está um homem de 60 anos e uma mulher de 59, habitantes de Kameyama, que tiveram ferimentos leves após parte do teto de um restaurante de estrada ter cedido devido ao terremoto, disse a polícia.
A fábrica da Sharp de Kameyama, que produz telas de LCD, teve suas atividades suspensas por motivos de segurança. As operações dos trens da província também foram temporariamente paralisadas.
Em Tokyo, o governo montou uma força-tarefa para reunir informações sobre feridos, danos materiais e outras informações sobre o terremoto, disse o escritório do primeiro-ministro. Shinzo Abe, que estava em Okinawa no horário dos tremores, pediu para que as agências governamentais ofereçam auxilio às prefeituras.
O terremoto de domingo registrou intensidade acima de 5 na escala sísmica japonesa na região norte de Mie. Na região central foi registrado magnitude menor de 5 e 4 nas província de Nara e Shiga, segundo a Agência de Meteorologia do Japão. Nenhum alerta de tsunami foi acionado.