Cresce número de crianças com obesidade
Uma pesquisa feita pela Universidade de Hamamatsu apontou o crescimento no número de crianças com problema de peso. A obesidade pode causar sérios danos à saúde, como a síndrome metabólica – transtorno caracterizado por riscos cardiovasculares, relacionados com resistência à insulina e obesidade – que hoje já ataca milhões de homens e mulheres no Japão.
A novidade fica por conta das crianças. Segundo o estudo feito pelo professor Takehiko Ohzeki, responsável pelo setor de pediatria da Universidade de Hamamatsu (Shizuoka), cerca de 20% das crianças do Ensino Fundamental estão acima do peso. Além disso, até 3% apresentam problemas de saúde.
“(O problema de peso) é uma tendência mundial e o Japão não é exceção, por ter cultivado hábitos mais parecidos com o Ocidente”, disse Ohzeki. “A alimentação realmente mudou. E as crianças agora tendem a ficar sentadas assistindo televisão ou jogando jogos de computador o dia inteiro”.
Após os resultados, a equipe de Ohzeki propôs a criação de um padrão de saúde por meio da medição da gordura corpórea, pressão sangüínea e o percentual de colesterol como uma maneira de determinar se a criança possui riscos de ter a síndrome.
“O que precisamos fazer é dar um guia para que se estabeleça um estilo de vida saudável”, disse o professor. “Há uma série de hábitos que precisam ser regulados.”
Quanto a isso, o Ministério da Saúde disse que é preciso de mais pesquisa e discussão para se criar um padrão nacional.