90% das escolas públicas possuem mapas anti-crime
Cerca de 90% das escolas públicas do Ensino Fundamental do Japão possuem “mapas de segurança”, que exibem rotas seguras até a escola e alertam sobre locais perigosos para as crianças, informou o Ministério da Educação.
Pelos números divulgados pelo governo, das 23 mil escolas públicas de Ensino Fundamental existentes no país, cerca de 20.620 já disponiblizaram mapas seguros para seu alunos, segundo o jornal Mainichi Shimbun.
Nas províncias de Nagano, Aichi e Saga, todas as escolas públicas já possuem os mapas.
Os principais perigos apontados pelas rotas são locais onde ocorreram acidentes ou crimes envolvendo crianças. Lugares como estacionamentos vazios ou parques escuros são considerados perigosos aos alunos.
“Com crimes ocorrendo repetidamente, as escolas provavelmente perceberam que este não é somente um problema qualquer”, disse um funcionário do ministério sobre os mapas.
O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia mostrou que, em 2003, 13.443 escolas criaram mapas para seus estudantes. Já no ano fiscal de 2005, esse número praticamente dobrou.
A escola de Ensino Fundamental Nihonbashi, de Chuo (Tokyo), possui as rotas desde 2005 com a ajuda das próprias crianças. Elas foram instruídas a tirarem fotos de locais que considerem perigosos e as imagens foram usadas para ilustrarem o mapa. Os locais seguros ficaram em azul e os perigosos em vermelho.
Ainda não se tem dados concretos que comprovem a eficácia dos mapas na prevenção ao crime. Porém, educadores dizem que as crianças estão mais atentas aos perigos no caminho até a escola. “Conhecendo dos tipos de lugares onde crimes ocorreram, como terrenos abandonados ou parques obscuros por árvores, as preocupações podem ser prevenidas”, disse Nobuo Komiya, professor de sociologia criminal da Universidade Rissho. “As crianças precisam identificar os perigos das áreas por elas mesmas e conseguir se prevenir contra crimes.”