Japão lidera iniciativa de paz entre Israel e Palestina
Japão, Israel, Palestina e Jordânia lançaram na quarta-feira uma iniciativa de paz liderada por Tokyo para incentivar a cooperação econômica entre israelenses e palestinos, anunciou o governo.
O acordo segue um plano formulado pelo Japão de aumentar sua influência no Oriente Médio devido ao crescente sentimento anti-americanista na região.
O ministro das Relações Exteriores Taro Aso disse durante o encontro na capital japonesa que é importante implementar a iniciativa, batizada de “Conceito para a Criação de um Corredor para a Paz e Prosperidade”, para “produzir resultados específicos rápidos”.
Durante as conversas, as quatro partes concordaram em selecionar em conjunto um terreno onde será contruído pelo Japão um parque agro-industrial na Cisjordânia. O local será usado para processar frutas cítricas para exportação.
O primeiro-ministro Shinzo Abe também anunciou aos países envolvidos no acordo que repassará 12,6 milhões de dólares para os palestinos. O valor inclui 7,2 milhões de dólares em assistência humanitária e 5,4 milhões em comida e diminuição dos impactos da probreza.
Eles também decidiram realizar uma nova reunião em junho para estudar detalhes da iniciativa, disse Aso.
“Eu vejo a idéia do “Corredor para a Paz e Prosperidade” como o futuro (para a região)”, disse Saeb Erakat, do Departamento de Negociações da Organização para Libertação da Palestina.
Tatsuo Arima, o negociador especial do processo de paz no Oriente Médio, ressaltou a importância do acordo em oferecer estabilidade econômica e social entre os dois países. “Com essa idéia, o Japão espera prover um senso de esperança e confiança entre as pessoas da região”.