Avião da ANA faz aterrissagem forçada
Um avião da All Nippon Airways (ANA) que partiu de Osaka fez um pouso forçado no aeroporto de Kochi na manhã de terça-feira após uma falha no trem de pouso ter impedido a abertura do compartimento das rodas dianteiras.
O avião teve que aterrissar de bico, causando danos em sua fuselagem, mas sem causar ferimentos graves em nenhum dos 56 passageiros ou nos quatro tripulantes a bordo.
O avião do vôo 1603, que partiu às 8h21 do aeroporto Itami (Osaka), ficou duas horas rodeando a pista de Kochi para consumir combustível e evitar que ocorresse incêndio na aterrissagem. Depois, às 10h54 o DHC8-Q400 Bombardier fez o pouso somente com as rodas traseiras, inclinando-se gradualmente até que o bico da aeronave encostasse no chão, espalhando faíscas por toda a pista.
Por causa do incidente, o aeroporto de Kochi foi fechado pelo resto do dia. Dois inspetores da Comissão de Investigação de Acidentes Aéreos e Férreos, ligado ao Ministério dos Transportes, foram despachados para o local.
Além disso, o ministério deverá fazer uma investigação para examinar todas as aeronaves DHC8-Q400, da empresa canadense Bombardier, e descobrir o que causou a falha no trem de pouso.
A ANA e a Japan Air Commuter, uma subsidiária da Japan Airlines, decidiram suspender as operações com esse modelo do avião até que o ministério chegue a um laudo final.
São vários os casos de problemas mecânicos envolvendo aviões Bombardier usadas por companhias aéreas japonesas. Em fevereiro do ano passado, uma aeronave da empresa canadense operada pela Air Central não teve as rodas do trem de pouso liberadas em um pouso no aeroporto de Matsuyama (Ehime).