Dólar fecha a 115 ienes em Tokyo

O iene teve sua maior valorização em relação ao dólar em três meses durante o pregão de segunda-feira da Bolsa de Tokyo, ficando na linha dos 115 ienes por dólar.

O euro também terminou o pregão em baixa, valendo 152 ienes pela primeira vez em mais de três meses.

Em comparação aos negócios da última sexta-feira, o dólar vinha sendo negociado a 117,63 ienes em Tokyo. Na segunda-feira, o preço da moeda japonesa fechou em 115,13 ienes.

Já em relação ao euro, o câmbio da moeda asiática era de 155,02 ienes e, nessa segunda-feira, o mesmo fechou a 152,25 ienes.

O dólar enfrentou baixas também em outros mercados do mundo até o fechamento da bolsa japonesa. Segundo Hironobu Hagi, executivo da Shinsei Bank, o mercado deve redobrar a atenção para a desvalorização da moeda. “A atmosfera é negativa para o dólar enquanto os investidores precisarem de incentivos para vendê-los”, diz.

Hagi acrescenta que os dados do desemprego nos EUA em fevereiro, que serão divulgados na sexta-feira, podem fazer o dólar despencar ainda mais se “aparecer algum sinal negativo”.

Já em relação ao iene, especialistas dizem que seu fortalecimento pode se acentuar ainda mais uma vez que as negociações de “carry trade” podem sofrer um abalo por parte dos investidores.

O carry trade consiste em tomar ienes emprestados a baixas taxas de juros e covertê-los em dólares ou outras moedas para investir em negócios de alta lucratividade. Era esse tipo de negociação que mantinha o iene artificialmente em baixa.

Kikuko Takeda, gerente da divisão de comércio do Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ, disse que o mercado atualmente enfrenta uma inesperada fase de ajustamento, com especuladores correndo para se livrar de riscos.

“A redução dos riscos continuam além de nossas expectativas”, disse Takeda.

Você pode se interessar também por...