Colisão de trem em Hokkaido deixa 51 feridos
Um trem colidiu com um caminhão-trailer na manhã desta quinta-feira em um cruzamento da cidade de Bihoro, em Hokkaido, deixando 51 pessoas feridas – entre eles, estudantes -, informou a polícia.
Hideyuki Kanayama, 45 anos, motorista do caminhão-trailer, foi preso por negligência contra as vítimas. Segundo policiais, ele teria dito que pressionou os freios somente após perceber que a cancela estava fechada.
O trem também usou freios de emergência, mas era tarde demais. Eiichi Goda, 29 anos, condutor do trem, disse que quando percebeu que o caminhão estava nos trilhos, já não era possível parar. O trem corria a 60 quilômetros por hora no instante da colisão, segundo ele.
O acidente ocorreu em um cruzamento de trem entre Bihoro e Hiushinai, na linha Sekihoku da Hokkaido Railway, disse a companhia.
O trem transportava 70 passageiros, sendo 30 estudantes do colégio Kitami Hakuyo e Kitami Hokuto e seus pais. Eles estariam a caminho de uma cerimônia de formatura na cidade próxima de Kitami.
A polícia disse que 50 passageiros, mais o motorista, se feriram no acidente. Goda e mais três pessoas sofreram danos graves, mas estão fora de perigo. Segundo o colégio Kitami Hakuyo, 25 de seus estudantes foram levados ao hospital.
Dois integrantes da Comissão de Investigação de Acidentes do Ministério da Terra, Infra-estrutura e Transportes foram despachados para o local da colisão.