Nissan construirá fábrica na Índia
A Nissan Motor disse que irá montar sua primeira fábrica na Índia em parceira com a francesa Renault e com o conglomerado indiano Mahindra & Mahindra para aproveitar o amplo crescimento econômico da região.
As três companhias irão investir em torno de 40 bilhões de rúpias, ou aproximadamente 109,6 bilhões de ienes, pelos próximos sete anos. A expectativa é que o empreendimento seja o maior complexo de produção automotiva da Índia.
Segundo a montadora japonesa, a fábrica de 400 hectares localizado na cidade costeira de Chennai deverá ficar pronto na segunda metade de 2009. A produção estará focada em veículos de passageiros e utilitários (SUV) de cada montadora. De acordo com a Nissan, a capacidade será de 400 mil unidade em sete anos.
A montadora japonesa também disse que inicialmente a produção será para o mercado interno da Índia, mas não descarta a exportação para outros países.
A Nissan e a Renault ficarão cada um com 25% da parceria, enquanto que a Mahindra, a quarta maior fabricante de tratores do mundo, ficará com o resto.
A montadora japonesa será a quarta do país a construir uma base na Índia. A Suzuki, a Toyota e a Honda também possuem projetos para a região.
A expectativa é de que a frota de carros na Índia aumente para dois milhões de unidades em 2010 dos atuais 1,6 milhões.