Empresas japonesas fecham negócios no Brasil
Duas companhias japonesas anunciaram nesta quinta-feira que fecharam negócios milionários no Brasil. A Japan Airlines informou que irá comprar jatos da Embraer. Já a empresa de comércio Marubeni Corp. disse que fará uma joint venture com uma firma brasileira para produzir e vender óleo diesel à base de soja.
De acordo com a Marubeni, o investimento na parceria com a brasileira Agrenco Bio-Energia será da ordem de 4,8 bilhões de ienes, que corresponderá por um terço do total do negócio. Os dois terços restantes serão financiados pela empresa brasileira.
A expectativa é que a parceria produza 400 mil toneladas de óleo diesel vegetal por ano. A demanda pelo combustível na Europa e no Brasil é a principal razão do alto investimento. O acordo deverá ser formalizado ainda este mês.
Já a companhia de aviação deve comprar os aviões de pequeno porte até o final do semestre. Serão dez jatos com 70 assentos, cada um avaliado em 3,5 bilhões de ienes.
A JAL afirma que os aviões irão compor a frota da subsidiária de transporte de cargas, J-Air, daqui a dois anos.
O aviões Embraer 170 são considerados mais seguros e possuem uma melhor performance comparados aos antigos jatos da JAL. No plano de reconstrução, a empresa de aviação pretende focar seus negócios em aviões menores e mais eficientes.