Avalanche mata 2 esquiadores e fere 8 em Aomori
Dois esquiadores morreram e oito ficaram feridos em uma avalanche ocorrida na quarta-feira na montanha Hakkoda em Aomori (Aomori), ao norte do Japão.
Segundo a polícia, o evento atingiu membros de um grupo de esqui que estava em um hotel próximo. A Força de Defesa Terrestre deve ajudar nas operações de resgate.
Os dois mortos foram identificados como Akihiro Kondo, 39 anos, e Tomoyuki Kosuga, 44. Eles eram da região de Tokyo.
As vítimas esquiavam em um grupo de 19 pessoas. Os mortos e os feridos eram todos da região de Kanto e estavam hospedados no hotel. Entre os outros 9 sobreviventes haviam cinco guias e um funcionário do hotel. Uma mulher está em estado grave.
A avalanche ocorreu 10 minutos depois de o Observatório Meteorológico de Aomori ter lançado um aviso de perigo para toda a província, às 11h10. Foram registrados ventos de 108 km/h e acúmulo de neve de até 3,4 metros de altura na região da montanha. Porém, cerca de uma hora antes do aviso, o teleférico da montanha foi temporariamente desligado por causa da ventania.
Só que o grupo havia saído às 9h para esquiar, segundo a polícia, e não estavam a par dos avisos. A avalanche teria ocorrido a 900 metros da base da montanha Hakkoda – que tem 1.585 metros de altura.